quarta-feira, 10 de julho de 2013

Smartphone Nikon??? Nikon olha para além de câmeras compactas com o deslize das vendas...

A Nikon Coolpix S800c  foi a primeira a oferecer um sistema operacional Android. Estariam trabalhando em outra?


Smartphones foram minando o mercado de câmeras digitais point-and-shoot há anos. Em maio as vendas mundiais de câmeras compactas pela maioria dos principais fabricantes caíram 48% em relação ao ano anterior. Enquanto isso as vendas de smartphones aumentaram...

Em uma entrevista recente para a Bloomberg, o presidente da Nikon Makoto Kimura reconheceu o impacto dos smartphones na fotografia e deu ao público uma dica de para onde Nikon pode estar caminhando.

"O número de pessoas que tiram fotos do tipo instantâneos está explodindo com o uso de smartphones que vendeu em torno de 750 milhões no ano passado e ainda estão crescendo", Kimura disse à Bloomberg. "Nós centralizamos nossas idéias em torno de câmeras, mas podemos mudar a nossa abordagem para oferecer produtos para esse mercado maior."

A Nikon Coolpix S800c foi anunciada no ano passado rodando Android e com wi-fi, embora tenha sido deixada para trás pela Galaxy Camera da Samsung, que a lançou uma versão mais nova do Android e lente mais versátil. E enquanto Nikon tem ainda para oferecer uma versão 2.0 do S800c, a Samsung anunciou recentemente tanto o Galaxy S4 Zoom, bem como o Galaxy NX, o primeiro sistema de câmera mirrorless com lente intercambiável rodando Android  e capacidade de gravar aquivos no formato RAW.

Mas, como a Samsung prepara o caminho para o futuro da câmera / telefone híbridos, a Nikon só realmente afirma que quer competir.

"Queremos criar um produto que vai mudar o conceito de câmeras", Kimura disse na entrevista à Bloomberg. "Poderia ser um produto de consumo não-câmera."

Kimura não quis dizer se esse "produto de consumo não-câmera" seria um telefone celular, mas a dica só enviou a blogosfera em polvorosa com a especulação.

Enquanto não temos certeza qual será a resposta da Nikon para o desafio de smartphones, Kimura promete que a sua empresa vai manter-se atualizada com o mercado conforme ele evolui.

"A rápida expansão dos dispositivos móveis é uma mudança no ambiente de negócios que nos foi dado", Kimura disse Bloomberg. "Nossa tarefa daqui para frente é encontrar uma resposta para essa mudança."

Fonte

2 comentários:

  1. O mundo pertence aos híbridos. Boato talvez,mas com certeza vai deixar de ser.Empresa alguma na atualidade quer ser deixada para trás e a cada momento a tecnologia se renova,então com certeza a tendência é que mesmo entre as empresas tradicionais haja uma fusão de tecnologias. Boa idéia para o consumidor, porque além de não termos que andar com todo tipo de equipamento, isso acaba se popularizando e tornando-se muito mais acessível ao grande público.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Márcia!
    Está na horas das grandes companhias de câmeras se movimentarem.
    As câmeras compactas podem ser facilmente substituídas por smartphones, desde que sejam desenvolvidos modelos com boas lentes e sensores.
    E nós, consumidores, ganhamos com isso: mais praticidade.
    Aquela velha história, a melhor câmera do mundo é aquela que está com você quando você precisa.
    BoatoFotográfico.

    ResponderExcluir